A proteção ambiental é uma prática de proteger o ambiente natural em uma organização individual controlada em níveis governamentais, para o benefício do meio ambiente e dos seres humanos. Devido às pressões de consumo excessivo, população e tecnologia, o ambiente biofísico está sendo degradado, às vezes permanentemente. Isso foi reconhecido e os governos começaram a restringir as atividades que causam degradação ambiental.

Não há acordo quanto à extensão do impacto ambiental da atividade humana e até a desonestidade científica ocorre; portanto, as medidas de proteção são ocasionalmente debatidas.

Nos países industrializados, os acordos ambientais voluntários geralmente oferecem uma plataforma para que as empresas sejam reconhecidas por ultrapassarem os padrões regulamentares mínimos e, assim, apoiarem o desenvolvimento das melhores práticas ambientais.

Os desafios que existem com esses acordos estão no estabelecimento de dados, metas, monitoramento e relatórios de linha de base. Devido às dificuldades inerentes à avaliação da eficácia, seu uso é frequentemente questionado e, de fato, todo o ambiente pode ser afetado adversamente como resultado. A principal vantagem de seu uso nos países em desenvolvimento é que seu uso ajuda a aumentar a capacidade de gerenciamento ambiental.

Uma abordagem de ecossistemas para gerenciamento de recursos e proteção ambiental visa considerar as complexas inter-relações de um ecossistema inteiro na tomada de decisões, em vez de simplesmente responder a questões específicas

Idealmente, os processos de tomada de decisão sob essa abordagem seriam uma abordagem colaborativa ao planejamento e tomada de decisão que envolve uma ampla gama de partes interessadas em todos os departamentos governamentais relevantes, bem como representantes da indústria, grupos ambientais e comunidade.

Essa abordagem apoia idealmente uma melhor troca de informações, o desenvolvimento de estratégias de resolução de conflitos e a melhor conservação regional. As religiões também desempenham um papel importante na conservação do meio ambiente.

Todos nós, em síntese; temos a responsabilidade e privilégio de proteger o futuro.