Foto: Pixabay

A Floresta Amazônica possui um dos mais altos níveis de biodiversidade do mundo e é o lar de centenas de milhares de espécies de animais, pássaros e insetos. Infelizmente, essa utopia de vida selvagem e vegetação está sob ataque e já existe há alguns anos. Os culpados? Humanos.

Desde 1970, quase 310.000 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica brasileira foram perdidos devido à atividade humana. A redução diminuiu nos últimos anos como resultado de ações positivas dos governos sul-americanos, mas continua sendo um problema. A exploração madeireira e a pecuária são os principais responsáveis ​​por essa vasta quantidade de desmatamento.

“A Terra é o que todos temos em comum.”

—WENDELL BERRY

No entanto, é notável o efeito que isso teve sobre a vida selvagem da Floresta Amazônica. O desmatamento não é a única coisa que causa a extinção ou extinção de animais, as mudanças climáticas, a caça ilegal e a contaminação também estão desempenhando um papel na destruição de habitats e animais em perigo. Mas o desmatamento é a principal causa de extinção na Floresta Amazônica.

Todos os anos, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) publica uma lista de animais em extinção. Esta lista contém milhares de espécies na Floresta Amazônica que correm o risco de serem extintas se nada for feito para protegê-las. Aqui estão algumas das criaturas preciosas da Amazônia que podem não estar por aí por muito mais tempo.

NOTA: Leia o restante da matéria em inglês clicando AQUI.

Texto: Rainforest Cruises.